Compartilhe:

Em uma linha de tempo longa o suficiente, as chances de descobrir sinais intergalácticos aumentam muito.

Um padre católico é coautor de um estudo sobre comunicações intergalácticas, que teoriza que, em uma linha do tempo longa o suficiente, é possível que a Terra pudesse interceptar mensagens de civilizações extraterrestres.

O artigo, publicado no International Journal of Astrobiology, sugere que a comunicação com uma civilização inteligente está diretamente relacionada a quantas civilizações sofisticadas existem na Via Láctea. O estudo chegou a esta conclusão criando uma simulação que estudou “nós (laço) casualmente conectados”. Nós, no estudo, é um termo para civilizações intergalácticas desconhecidas.

Os pesquisadores executaram esses milhares de nós por meio da simulação, o que os levou a sugerir que a probabilidade de a Terra receber mensagens intergalácticas é geralmente baixa. Eles notam, no entanto, que a probabilidade de tal descoberta aumenta muito se a galáxia for “densamente povoada por civilizações antigas”. Eles sugerem que quanto mais tempo uma civilização existe, maior a chance de ela desenvolver tecnologia que possa ser usada para mensagens intergalácticas.

Coautor do estudo, o padre José Funes, um especialista em galáxias e astronomia extragaláctica que ocupa a cadeira de Ciência, Religião e Educação na Universidade Católica de Córdoba, Argentina, disse ao Catholic News Service:

“Nosso artigo sugere que, embora as chances não sejam muito altas, há uma chance de se comunicar com civilizações extraterrestres”. Ele acrescentou que, “todo esse esforço em estudar probabilidades e se comunicar com civilizações alienígenas ajuda a entender melhor quem somos. É importante sair de nossa forma antropomórfica e antropocêntrica de pensar para lidar com uma diversidade muito profunda, a alteridade cósmica ”.

A equipe continuou observando em seu artigo que podemos aumentar nossas chances de interação com civilizações extraterrestres adotando várias estratégias, incluindo exploração interestelar, colonização e povoamento. Eles também sugeriram sondas que poderiam se autorreplicar como um meio de explorar os confins do espaço.

Saiba mais: https://www.catholicnews.com/can-et-call-anyone-jesuit-astronomer-studies-intragalactic-possibilities/

Fonte da imagem: Daily Express