Compartilhe:

Anos atrás, V.V. Krapiva, pesquisadora e escritora que mora em Odessa, Ucrânia, assistiu a inúmeras palestras apresentadas por oficiais veteranos de submarinos nucleares soviéticos. Eles haviam servido no norte soviético, trabalhando em bases e instalações navais secretas. As palestras às vezes divergiam das apresentações planejadas, e muitos contos fascinantes foram contados como resultado.

Por exemplo, episódios em que operadores de sonar soviéticos (técnicos militares em hidro acústica) ouviram “alvos” estranhos em grandes profundidades. Os submarinos soviéticos aparentemente estavam sendo perseguidos por outros “submarinos”.

Os perseguidores mudaram sua velocidade à vontade; velocidades que, na época, eram muito maiores do que qualquer outro navio semelhante. Um dos palestrantes, o tenente-comandante Oleg Sokolov, informou confidencialmente aos espectadores que, durante o serviço na ponte observara por meio de um periscópio a subida de algum objeto estranho na água. Ele não foi capaz de identificá-lo porque o viu através do sistema óptico do periscópio. Esta “decolagem” subaquática ocorreu no início dos anos 1960.

Outra observação interessante de um OVNI foi registrada pela tripulação de um submarino nuclear soviético em 1965. Este caso está arquivado nos arquivos do Coronel Kolchin. Todos aqueles que observaram o OVNI foram obrigados a relatar os detalhes e fornecer desenhos ao Departamento Especial (ou seja, Inteligência Naval). O submarino deveria se encontrar com um navio no Oceano Atlântico.

Eles chegaram ao local da reunião uma hora e meia antes da hora do encontro, e o capitão permitiu que a tripulação fosse ao convés externo. Não havia navios na área e o céu estava estrelado e sem nuvens. Então, o vigia observou um objeto em forma de charuto movendo-se silenciosamente pelo céu. Embora o submarino estivesse em águas internacionais na época, os soviéticos presumiram que o objeto não identificado era americano e decidiram mergulhar imediatamente. Mas o radar a bordo não registrou nada, e o capitão decidiu permanecer na superfície. De repente, três raios foram disparados pelo OVNI e os militares soviéticos notaram algo muito incomum sobre o objeto. Não tinha gôndolas e nem lemes horizontais ou verticais. O objeto tinha cerca de 200-250 metros de comprimento e as testemunhas não estavam familiarizados com tais “dirigíveis”, porque os usados ​​pela Força Aérea Americana eram muito menores. Então algo estranho aconteceu: cerca de meia milha do submarino, o OVNI desceu lentamente para a superfície do oceano, seus holofotes ainda estavam acesos e ele mergulhou. O sonar do submarino registrou um som de assobio estranho e muito intenso quando o OVNI submergiu, mas o som foi de duração muito curta.

Um conhecido pesquisador soviético de OVNIs e autor A.S. Kuzovkin esteve envolvido na pesquisa de OVNIs desde que observou um objeto semelhante em 1964. Ele era um físico e pesquisou os fenômenos anômalos para a Vokrug Sveta, uma revista soviética muito popular. Kuzovkin mencionou enquanto escrevia para Ekho Planeti que quando visitou Sebastopol, uma cidade portuária na Ucrânia, ele se encontrou com cientistas marinhos locais que desceram às profundezas do Mar Negro em batiscafos de águas profundas. Eles observaram, entre outras coisas, um objeto que parecia uma roda subaquática do tamanho de um prédio de dez andares disposto verticalmente. Os cientistas viram e mais tarde descreveram a Kuzovkin a “roda” que permaneceria imóvel por um tempo e depois se moveria para a posição horizontal, giraria e partiria.

Outro conhecido pesquisador russo do paranormal e autor Aleksandr Petukhov, mencionou um incidente de 1951. Aconteceu nas águas territoriais da URSS. Um submarino soviético encontrou um estranho objeto subaquático de tamanho gigantesco; não reagiu à comunicação do submarino para se identificar e continuou um movimento sem pressa em direção às costas do país. O capitão do submarino ordenou que bombas de profundidade fossem lançadas no local onde o OSNI estava localizada. O objeto não identificado não reagiu ao ataque e continuou seu curso na mesma velocidade. Depois de um tempo, ele subiu inesperada e abruptamente à superfície do mar. Aos 50 metros de profundidade, parou a subida, mudou o curso e partiu.

Em julho de 1978, houve um avistamento de OVNIs no Mediterrâneo. O capitão do navio a motor soviético Yargora enviou imediatamente um radiograma sobre ele para a Academia Soviética de Ciências. As coordenadas do avistamento foram 37 graus de latitude norte e 3 graus 40 minutos de longitude leste.

O horário era entre 7h30 e 8h40 da manhã. O objeto observado pelos marinheiros soviéticos tinha a forma de uma esfera achatada, com a cor de uma pérola branca.

Havia três construções salientes na parte inferior do OVNI; eles pareciam antenas. O objeto se moveu do leste para o oeste. A Academia jamais respondeu ao contato de rádio. Este avistamento foi mencionado em um artigo de 2001 escrito por Valentin Psalomschikov e publicado na revista NLO. Uma fonte russa não identificada confirmou que o capitão Cherepanov do Yargora enviou um telegrama do navio para Moscou, Academia Soviética de Ciências, a respeito do avistamento.

Em 26 de dezembro de 2002, o jornal russo Zhizn publicou um artigo sobre as observações soviéticas de OVNIs. O Presidente da Comissão de Fenômenos Anômalos da Sociedade Geográfica Russa em São Petersburgo fez uma apresentação na reunião mensal da sociedade.

Anteriormente chamada de Comissão de Leningrado para Fenômenos Anômalos da Sociedade Geográfica da URSS, foi organizada em 1980. A sociedade estudou dezenas de milhares de casos de avistamentos de OVNIs e chegou à conclusão de que os OVNIs são reais.

O presidente na época, Yevgeny Litvinov, lembrou que sua experiência com os OVNIs começou quando ele era um oficial da Marinha soviética e não levou a sério nenhuma informação publicada relacionada aos OVNIs. Então veio o inverno de 1979-80, e vários incidentes abalaram a Frota do Norte, forçando o Estado-Maior Soviético a levar os OVNIs a sério. Os OVNIs haviam visitado uma base de submarinos soviéticos em Western Dvina todas as semanas durante um período de seis meses.

A naves tinham o formato de disco e pairava sobre os locais de preparação de armamentos (minas, torpedos e armas nucleares). Os OVNIs também sobrevoaram a instalação militar soviética ultrassecreta. Enquanto os militares abaixo observavam livremente os “discos voadores”, os radares antiaéreos não registravam nada. O chefe da Inteligência Naval da Frota do Norte ordenou que fossem tiradas fotografias dos OVNIs, mas sem sucesso; o filme acabou sendo exposto inadvertidamente todas as vezes.

Os soviéticos estavam ocupados tentando descobrir a natureza dos OVNIs voando sobre suas cabeças. Inicialmente, eles suspeitaram da OTAN, mas depois foi-lhes explicado que os adversários em potencial não possuem essa tecnologia. Para evitar o pânico, os comandantes disseram a seus militares que os OVNIs acima eram na verdade naves de fabricação soviética e que os testes estavam em andamento. Claro, os oficiais de alta patente sabiam a verdade e ficavam apavorados com a incerteza.

Incidentes bastante sérios aconteceram durante aquele inverno. A tripulação de um submarino do Projeto Soviético 671 (submarino da classe “Victor”, de acordo com a classificação da OTAN) encontrou um OVNI. O comandante do submarino era Aleksey Korzhev. O submarino estava vindo para a base; às vezes ele emergia, às vezes descia até duzentos metros. Eles queriam não ser detectados por satélites espiões. Então, eles receberam um relatório de que bem à frente havia um avião.

O comandante ficou surpreso, pois o tempo não era propício para voos de aeronaves. Mas a cinquenta metros do submarino um disco prateado pairava, movendo-se lentamente com o submarino, ficando um pouco à frente dele. A tripulação olhou para ele, hipnotizada. Então o OVNI emitiu um raio de luz, e esse pilar de luz branca brilhante não atingiu imediatamente a superfície da água, mas ao contrário das leis da física, desceu lentamente. Korzhev imediatamente ordenou uma mudança no curso do navio. O disco subiu lentamente e desapareceu nas nuvens. Litvinov disse que os soviéticos especularam que o OVNI queria escanear o submarino que realmente carregava armas mais novas a bordo.

Mikhail Soroka, um pesquisador de fenômenos paranormais de Kiev, Ucrânia, também descreveu o mesmo incidente com mais detalhes em uma entrevista que deu ao jornal FAKTY em dezembro de 2007. Soroka mencionou detalhes fascinantes do encontro da USO quando um submarino nuclear estava acompanhando um navio de superfície. O submarino emergiu e um grande objeto apareceu no céu. Sua forma era de cogumelo com a tampa voltada para baixo. Sua parte inferior emitia uma luz branca; a parte acima brilhou uma luz amarela; a próxima parte brilhou uma luz avermelhada; e a parte superior brilhou uma luz vermelha brilhante. O objeto não só se aproximou das naves, mas também direcionou para uma delas um raio de seu holofote. Então o objeto desapareceu inesperadamente. Isso foi revelado por Aleksey Korzhev, capitão da primeira fila, acrescentou Soroka. Ele também mencionou que a inteligência da Marinha soviética acreditava que OVNIs geralmente apareciam em navios militares e instalações costeiras.

Mais tarde, quando Litvinov estava com a comissão especial do Estado-Maior da Marinha Soviética, ele foi capaz de ler dezenas de relatórios de OVNIs que vieram dos canais de inteligência. Um relatório descreveu uma aterrissagem de OVNIs na Baía Motovsky (localizada no Mar de Barents). Anos depois, ocorreu um vazamento de lixo radioativo líquido de uma instalação de armazenamento de combustível irradiado na Baía de Motovsky e no Fiorde de Litsa.

Zapadnaya Litsa é a maior e mais importante base naval russa para submarinos com propulsão nuclear. A base está localizada no Fiorde de Litsa, no ponto mais ocidental da Península de Kola, a cerca de 45 quilômetros da fronteira com a Noruega. O Fiorde Litsa dirige-se ao interior da Península de Kola a partir do Fiorde Motovsky, do outro lado da costa sudeste da Península Rybachky. Poucas pessoas no ocidente sabem exatamente o que estava acontecendo lá durante o regime soviético. Nenhuma estação de radar nas proximidades registrou os OVNIs. Os especialistas soviéticos presumiram que uma nuvem ionizada envolveu os OVNIs.

Outro incidente, mencionado por Litvinov a Zhizn, vem dos arquivos da Sociedade Geográfica da Rússia. Aconteceu no Mediterrâneo, em novembro de 1976. O submarino soviético a diesel Projeto 641 (“Foxtrot”, de acordo com a classificação da OTAN), navegou pelo Gibraltar e emergiu. Eram 2 horas da manhã e o mar estava absolutamente parado. O capitão, o oficial de guarda e o sinaleiro vieram ao convés do submarino para verificar as coordenadas do navio.

De repente, eles notaram uma esfera prateada radiante à esquerda, no horizonte. A esfera subiu rapidamente e, de repente, eles viram bem na frente do submarino, na água, um mapa radiante do Mediterrâneo. Ele apareceu precisamente no momento em que o navegador devia determinar a localização do submarino medindo a posição das estrelas. A impressão foi que alguém a bordo da esfera leu os pensamentos do navegador russo. Além disso, o mapa radiante também indicava a posição do sub. A esfera voou para longe e o mapa desapareceu.

Yevgeny Litvinov revelou na entrevista que está convencido da existência de OVNIs. Mas ele deixa de lado suas convicções, quando verifica a veracidade dos dados apresentados. Ele desenvolveu um método complexo de seleção sistemática (como é feito por oficiais de inteligência). Sua escala de autenticidade confiável é baseada em 350 critérios.

Litvinov concluiu que, de todos os dados, cerca de setenta por cento têm a ver com razões tecnogênicas; fenômenos naturais, ou mistificação. Mas os outros trinta por cento são observações reais de OVNIs. Há muitos deles para simplesmente descartá-los. Seu banco de dados contém dez mil observações e incidentes. Litvinov afirmou que na maioria das vezes UFOs são observados em instalações militares, áreas de desastres ecológicos e falhas geológicas.

Na década de 1970, relatórios emitidos pelo Almirante V.A. Domislovsky, chefe do Departamento de Inteligência da Frota do Pacífico, descreveu um objeto cilíndrico gigantesco e desconhecido avistado pela Marinha Soviética em regiões “distantes” do Oceano Pacífico. O objeto tinha 800-900 metros de comprimento. Quando ele pairou sobre o oceano, objetos menores saíram de uma de suas extremidades (como as abelhas de uma colmeia) e desceram para as águas. Algum tempo depois, eles reentraram no OVNI gigante. Depois que os objetos menores assim “carregados” dentro, o OVNI voaria e desapareceria no horizonte. Esta informação foi revelada nas entrevistas de Vladimir Ajaja à mídia russa.

De acordo com MosNews.com (16 de julho de 2009), o ex-contra-almirante e comandante de submarino nuclear Yury Beketov foi citado descrevendo eventos que ocorreram no Triângulo das Bermudas. “Observamos repetidamente que os instrumentos detectavam os movimentos de objetos materiais a velocidades inimagináveis, da ordem de 230 nós (400 km por hora [250 m.p.h.]). É difícil alcançar essa velocidade na superfície – só é facilmente alcançável no ar. Os seres que criaram esses objetos materiais nos excedem significativamente em desenvolvimento. O especialista em inteligência naval russa e capitão de 1º grau Igor Barklay observou que os objetos não identificados eram mais frequentemente vistos em águas profundas perto de onde as forças militares estão concentradas – nas Bahamas, Bermudas, Porto Rico e na costa leste dos Estados Unidos.

A edição de fevereiro do notável jornal da Bielo-Rússia Sekretniye Issledovaniya (edição 3 {212}), continha um artigo escrito por Valeriya Peresilkina. Intitulado Zagadki glubin (Segredos das profundezas), ele lista casos de OSNIs observados pela Marinha Russa em vários mares de nosso planeta. O autor menciona o Capitão 1 ° Rank (aposentado) Yuri Vinogradov, que serviu na Marinha Soviética de 1975 a 2000. Ele, um dos maiores especialistas em sua área, esteve envolvido em várias operações de busca e recuperação de submarinos; um veterano de unidades de “alto risco” e um participante em quatro missões de longo alcance. Ele tinha estado no Mar do Diabo; também conhecido como Triângulo do Dragão, está localizado entre o Japão, Guam e o norte das Filipinas. Alguns chamam esta área de “Triângulo das Bermudas do Pacífico”. Na década de 1980, Vinogradov havia participado das operações de busca e resgate da Frota Soviética do Pacífico (submarinos e navios de superfície estiveram envolvidos). Por duas vezes, ele e outros oficiais observaram, na tela do sonar, um USO que se movia em grande velocidade e desaparecia nas profundezas.

Mais informações

https://loja.ufo.com.br/produto/osnis-segredos-dos-russos/1078